quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sobre as feridas e rachaduras nos mamilos


Na primeira semana, os bicos dos seus peitos ganharão feridas e rachaduras profundamente dolorosas, que formarão casquinhas que cicatrizarão e darão lugar a novas feridas e casquinhas, que você verá penduradas por um fio na boquinha do bebê. Calma! Não puxe! Doerá mais. Deixe-as cicatrizarem por si. Se possível evite usar qualquer tipo de roupa, deixe os peitos ao ar livre para cicatrizarem mais rápido e os bicos não grudarem na roupa - o que proporcionará uma experiência desagradável na hora de tirar a roupa, pois ela ficará grudada nos mamilos e ao ser puxada, levará junto consigo um pedaço da casquinha que estava se formando, comprometendo todo o processo de cicatrização. É possível que estas feridas sangrem a ponto de você notar a presença de laivos de sangue no cocô do bebê. É também muito comum que você amamente aos prantos. Não se desespere. Utilize pomadas de lanolina para prevenção e nas feridas formadas, pomada para assadura (bepantol, sugestão da Renata Ayrosa, deu muito certo pra mim), que acelera o processo de cicatrização. Mas atenção: a lanolina não precisa mas a pomada para assadura deve ser removida antes de amamentar o bebê.

Para que você tenha uma pequena e sutil amostra do que se sente, esfregue os bicos dos peitos no asfalto quente por meia hora e logo após este procedimento, aplique a pressão de um pregador de roupas em cada mamilo. Isto lhe dará uma prévia da sensação das mamadas da primeira semana.

Mas não desista, seja persistente: seguindo todas as recomendações, este martírio acabará em uma semana, e aí sim "amamentar é lindo, puro prazer, estabelece vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, acelera a perda de peso, é o melhor para o seu bebê", etc.


Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário