quinta-feira, 26 de junho de 2014

Amor Incondicional o Caramba!

Ah, esse papo de amor incondicional! Vou colocá-lo naquela lista de termos/frases feitas, clichês, cafonice.

Não é incondicional coisa nenhuma! Você, que repete tanto a expressão, já parou para analisá-la?

Incondicional consta assim no dicionário = que não está sujeito a condições.

Muito bem, concluo que meu amor por meu marido, por exemplo, não é incondicional. Eu o amo por algumas qualidades específicas dele que me conquistaram. Se ele não fosse, em primeiro lugar, tão doce  e terno nos momentos mais propícios, tão companheiro nos momentos de luta, amigo leal, dançarino talentoso, amante envolvido e envolvente, atencioso, bom cozinheiro, etc e tal, talvez eu não o amasse. Antes que ele me demonstrasse quaisquer desses talentos, eu não o amava. E meu amor por ele está condicionado a estas características que me exercem fascínio e me despertam, por ele, interesse, paixão, tesão, admiração, amor. E assim é também com meus amigos.

Agora, o amor dito "incondicional" de mãe: minha filha não precisa fazer nada para que eu a ame. Não precisa demonstrar talento, doçura ou qualidades para se tornar digna de meu mais irrestrito e profundo amor. Ela o tem, já nasceu e morrerá possuidora dele. Mas isso se dá sob uma condição: a de que ela é minha filha e eu sou sua mãe. É esta a condição que rege o amor de mãe. É sob este prisma, também, que se estabelece meu amor pela minha mãe e pelo meu pai. 

Então, por favor, não fiquem repetindo esta história de "amor incondicional"! A condição é a de sermos mães - e por isso, capazes do amor mais profundo, verdadeiro, desinteressado, genuíno, puro e ilimitado que pode existir. 


Ps.: Reflexão inspirada pelo querido padrinho da Sofia, Nelson Bueno.


Um comentário:

  1. Faz todo sentido!!
    O Fernando é tudo isso mesmo??? kkkkkkkkkk (brincadeira, cumpadre)

    ResponderExcluir