segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Sobre o vazamento de leite


Muito bem, você já superou aquele período dos mamilos estourados e agora acha que vai tudo dar certo com a amamentação. Vai sim, só tem um detalhe: você vai vazar. Isso mesmo, vazar. Você vai sair do chuveiro com os peitos pingando. Quando der a hora de mamar e seu bebê ainda estiver dormindo, você vai começar a pingar leite. Se o bebê acordar chorando, o vazamento aumenta a ponto de se tornar uma goteira. Se o seu bebê começar a mamar naquele peito cheio que agora há pouco estava  gotejando e de repente soltar o bico, coitadinho do bebê: vai tomar um jato de leite no meio da cara. Se ele chorar, então, o jato sai mais forte.

Sim, é isso mesmo: o gotejamento está diretamente relacionado ao estado de espírito do bebê. Se ele choraminga, os peitos pingam. Se ele chora, os peitos derramam. Se ele chora no peito, o peito esguicha. Não sou especialista, não sei explicar se este fenômeno é hormonal ou psicológico. Mas na prática, é assim que acontece.

Agora uma informação que aposto que nenhuma mãe nunca lhe revelou: enquanto o bebê mama num peito, o outro vaza. Você tem que se munir com vários paninhos, fraldinhas, toalhinhas. Se não prestar atenção, enquanto alimenta o bebê com um peito, com o outro está dando-lhe um banho de leite.

Você vai ficar frustrada à noite, ao ouvir o bebê chamar e  perceber que na pressa de saciar sua fome você está deixando um rastro de leite no caminho. Sua cama amanhecerá encharcada.  

Você pode também tirar vantagem deste talento com jogos e brincadeiras divertidas, por exemplo: espirrar leite na cara do marido. Use a criatividade para não se irritar com o vazamento. Se seu marido é daqueles que não acordam com o choro do bebê, divirta-se deixando os peitos pingarem na cara dele enquanto ele ronca.  Pelo menos você se diverte com a situação e não se estressa tanto com este estado de vazamento constante.

Cuidado ao sair na rua - passou um minuto da hora de mamar, pronto: um círculo de leite se forma ao redor de sua aréola. Hora de parar, esteja você onde estiver, para amamentar sua cria, mesmo que ela esteja dormindo. (E tem hora que os pobrezinhos só querem saber é de dormir, não estão nem aí pro seu excesso de leite.) Use um protetor de seios, mas se prepare: custa os olhos da cara; por volta de R$ 13,00 a caixa com 24 unidades. Eu que sou professora e não  sou rica recorro à velha fraldinha e ao protetor de tecido que vem com o sutiã de amamentação.  

Boa sorte!

2 comentários:

  1. Mais um detalhe, não pense que vai passar logo não... Quando acabar a licença e você voltar a trabalhar por volta do quinto ou sexto mês, jamais esqueça de levar o protetor de seios para o trabalho, pois seus peitos ainda irão vazar..rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Angela, bom saber.
    Ainda não cheguei lá, mas é ótimo saber o que me espera...
    Imagina eu dando aula com os peitos vazando, que mico!

    Beijos

    ResponderExcluir